segunda-feira, 21 de maio de 2012

Escolher o Sporting

Hoje todos se riem de nós. Todos nos desprezam. Todos imaginam a nossa queda na mais profunda crise de confiança. Os comentadores falam da nossa inoperância com um açucarado deleite na língua. É uma página de descrédito bem expressa por Sá Pinto ao dizer que o "Sporting nunca poderá perder uma final da Taça para a Académica".  Mas o que escapa à maioria é a verdadeira lição que os "estudantes" deram a um Leão que sobra de miopia para distinguir a humildade que lhe faltou.

O futebol é um jogo. Num jogo é sempre possível perder. O futebol é um exercício de movimentações conjuntas e algumas vezes combinadas. Nesse exercício a AAC fez aquilo que podia fazer, defendeu com 11 jogadores e espreitou a sorte. Foi cedo que lhe sorriu e o Sporting não soube, não teve talento para se impor. Verdade seja dita, não foi a primeira vez que os leões não tiveram garras para apanhar a presa e desferir a mordida fatal, apesar de serem a melhor equipa, apesar de terem os melhores jogadores.

O que faltou hoje foi o que sobrou ao nosso adversário. Humildade e crença. Precisamente o que tivemos em demasia frente ao Bilbao em San Mamés. Crença a mais e "pequenez" a mais. É esta dificuldade para encontrar uma identidade competitiva que nos derrota nos grandes momentos. A perder ao intervalo no Jamor, era óbvio que teríamos de arriscar mais, mas Sá Pinto esperou 80 minutos para jogar o jogo da sorte. Fê-lo tarde e quando a Académica já usava e abusava das simulações de agressão e lesões sistemáticas.

Mas é neste momento de dramática auto-comiseração que devemos prestar muita atenção aos passos seguintes do caminho. Podemos fazer o que fazemos há anos, fechar as portas de casa e destruir o que resta ainda intacto numa fúria por renovação. Já sabemos onde nos irá levar. Acredito que há sempre a hipótese de fazer melhor, fazer diferente.

Deixem que todos se riam, deixem que todos nos rotulem de "falhados", arruinados, desesperados. Deixem. Respeitemos a lição que levámos e.....acreditemos. Esta é a hora do Leão mostrar a sua raça. De Godinho Lopes reunir as tropas. Talvez começando por uni-las. Esta é a hora da direcção se mostrar concentrada em aprender com os erros desta época. É a hora de Duque falar. De defender o grupo de trabalha e comanda. Um líder assume a dianteira do insucesso e responsabiliza-se. Sá Pinto deve também estudar o que falhou e preparar-se para "repetir o exame".

Os jogadores são homens e Sá Pinto deve chamar pelo melhor que isso pode querer dizer. Os homens erram, mas também aprendem, também melhoram e este plantel pode melhorar muito. Com mais definição táctica, com mais poderio atacante, com mais certidão na defesa, com mais disciplina e confiança.

Daqui até finais de Agosto são 3 meses. É um bom tempo para operar as mudanças necessárias. Para eliminar o que deve ser eliminado, para encontrar o que está perdido, para observar o que é preciso. Não existem verbas para resolver tudo com transferências, mas pode existir engenho e humildade para entender que o principal não é mudar tudo na equipa, mas sim mudar o que está mal.

E o que está mal? União, companheirismo, coragem, humildade, empenho. Isso faltou à equipa em muitos momentos. Sá Pinto trouxe algumas, é preciso muitas outras. Em campos opostos no relvado do Jamor estiveram Schaars e João Pereira. Um deu tudo o que podia dar, o outro perdeu a cabeça em sucessivas e intempestivas revoltas com o árbitro, duas atitudes diferentes, dois rendimentos diferentes.

Devemos dar tudo para ajudar o Sporting a evoluir na próxima época? Ou vamos protestar com tudo e todos, à espera quem alguém mostre o "amarelo" a seja quem for que seja o nosso ódio de estimação no Sporting? O que vai ser? Escolhe caro Sportinguista. Mas escolhe bem.

Até breve.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Fazer mais ou diferente no que houver para melhorar quando a base (jogadores e treinador) é boa - e é-o. Renovar ou transformar por completo quando não existe - o caso não é este.

    A escolha parece-me evidente. Tudo o mais é natural desilusão por uma final perdida, final que não é para o Sporting mais importante do aquilo que estes jogadores e treinador farão nos próximos 2 ou 3 anos. É isso que importa ter em mente. E se não é o mais importante para o Sporting, também não é para nós.

    Há 3 anos vencemos 4 taças mas não andávamos a construir nada de qualidade. Os resultados são o que são e poucas vezes andam encontrados com o mérito: foi assim em 1998/99, 2001/02, 2004/05, 2006/07, e sê-lo-á muito mais vezes.

    Criar as condições para estarmos em finais 2 ou 3 vezes por época: mais interessante do que focarmo-nos numa (merecida, como diz) derrota por 0-1 ou vitória (sem sal) por 1-0. Ganhar e perder é muita vez a mesma coisa.

    Post perfeito.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Excelente post e muito bom o comentário do MM.

    A escolha é óbvia e busca, igualmente, uma nova questão:
    - Ontem, saímos com o pé esquerdo da época 2011/2012 ou entrámos com o pé esquerdo na época 2012/2013?

    A quente, observa-se um questionar de tudo. No Jamor, eu próprio, cheguei a desejar termos ficado pelo caminho naquela semana negra na Madeira.

    Mas não. Tudo isto tem de obedecer a um processo evolutivo. E, ontem, alguém teve que crescer.
    Acredito que a base está montada e Sá Pinto e seus pares levam, somente, 3 meses de Sporting.

    Muita coisa correu mal e digo que para se vencer, tem de se jogar com os melhores. E isso foi algo que o Sporting, raramente, fez.

    Quando Carrilo aterrou em Lisboa, pela primeira vez, na nossa cabeça, na cabeça da direcção, na cabeça da equipa técnica e na cabeça do próprio atleta, estava uma certeza, "vai jogar 3 a 5 jogos, pois é muito novo e imaturo". Pois, mas a nossa época levou a que jogasse quase 10x mais que isso (titular no jogo de ontem!!!), sem que a sua juventude se alterasse, bem como a imaturidade.

    Este exemplo serve para demonstrar que muitos se obstáculos se colocaram no nosso caminho e o Carrilo é um exemplo da aceleração de um processo que se quer evolutivo, progressivo e não repentino.

    ResponderEliminar
  4. João Pereira mete-me nojo com aquela camisola do Sporting. Acho que nunca me repugnou tanto um individuo como este jogador.
    Que vá para o Valência ou para o raio que o parta... e já vai muito tarde!

    RSNT

    ResponderEliminar
  5. Cantinho,
    Para além da velha história de que as finais são sempre jogos por natureza diferentes. Este grupo quase levou-nos a uma final Europeia quando nada o fazia prever. Foi o mesmo que jogou bem frente ao Benfica, e jogou bem durante 75' no Dragão. Eliminou o MC e deu muita réplica ao Athletic. Quando em todos estes embates cabem vitórias e derrotas, 3 para cada lado. O Sporting tem todas as condições para com este jovem grupo de jogadores e este treinador ganhar campeonatos e taças nos próximos 2 ou 3 anos, isso é mais importante do que uma derrota. A derrota aconteceu já, nada a fazer. Transformá-la não em depressão mas vontade de deitar abaixo é simplesmente estúpido.

    Posso estar enganado mas tenho a impressão que há 10 ou 15 anos não era assim. Hoje é-se muito mais destrutivo, incomparavelmente mais. Não me revejo neste tipo de condição de adepto.

    ResponderEliminar